Home » 5 Lições de Negócios que aprendemos lendo a Arte da Guerra de Sun Tzu

5 Lições de Negócios que aprendemos lendo a Arte da Guerra de Sun Tzu

Como sempre venho destacando em meus posts e artigos, empreender não é uma tarefa muito fácil.

Precisamos de estratégias precisas e vencedoras. Um boa dica para mudar crenças e melhorar nosso foco é o livro A Arte da Guerra escrito pelo General Sun Tzu.

Separei alguns dicas importantes:

“Toda guerra é baseada na decepção”

A essência dessa lição é o elemento surpresa. Você nunca deve demonstrar tudo aquilo que sabe ou planeja fazer. Suas ações devem decepcionar (no sentido positivo) e surpreender aqueles que esperavam menos de você ou de seu negócio.

“A rapidez é a essência da guerra”

Mesmo que a velocidade possa muitas vezes ser imprudente, o atraso não pode ser nada, se não tolice. A rapidez de suas ações pode determinar se elas serão, ou não, bem-sucedidas. Agora, se você for lento, a certeza do fracasso é eminente.

A preparação é tudo
Se você conhece seus concorrentes e a si mesmo como ninguém mais, então não há necessidade de temer os resultados de qualquer embate ou problema.

a arte da guerra

 

Faça de tudo para conseguir informações

Sun Tzu mesmo a milênios atrás já conhecia a importância da informação, seja ela do terreno onde seu exercito iria marchar, ou do tamanho do exercício inimigo, da mudança de clima, enfim, toda a informação era útil e valia a pena o sacrifício para conseguir, sendo que o mesmo se aplica as empresas, quanto maior o nível e a qualidade das informações sobre tudo que rodeia a empresa, maior a chance de vitória.

 

Qualquer  Adversidade pode gerar oportunidade

Nossas empresas estão inseridas em um contexto social e econômico pré definido. Em alguns momentos, somos obrigados a seguir o fluxo natural do processo de empreender, entretanto, é no momento de maior adversidade, que conseguimos identificar a grande oportunidade.  De acordo com Sun Tzu o grande general é aquele que consegue tirar o melhor proveito de toda adversidade, segundo Sun Tzu, a força cresce nesses momentos gerando oportunidades.

Fontes: Portal Santander Empreendedor e Altair Alves

Altair Alves

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, especialista em gestão de pequenas empresas. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de contabilidade, Marketing e empresarial. Diretor comercial da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, Consultor Especialista em empreendedorismo, gestão, Marketing e Contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Deixar um Comentário

*

*