Home » Abertura de Empresa

Abertura de Empresa

Abertura de empresa ou o início de um novo tempo? 

Por Altair Matias Alves*

O início do processo de abertura de empresa significa para a maioria dos empreendedores a realização de um sonho e a aplicação de recursos economizados durante muitos anos. Justamente por isso – e porque sabemos que não é fácil empreender no Brasil, é preciso ter bastante atenção.

Ainda que ocupe uma posição privilegiada no cenário do empreendedorismo internacional, o país ainda é penalizado pela excessiva burocracia em alguns órgãos responsáveis por esses registros. Além disso, é importante destacar o baixo nível de conhecimento dos empreendedores, que muitas vezes começam seus negócios sem antes realizar um plano de negócio ou até mesmo sem fazer um levantamento de informações básicas, como projeção de vendas, principais fornecedores, concorrência que irá enfrentar e fluxo de caixa.

Existem diferentes circunstâncias que levam à abertura de uma empresa (veja as principais delas aqui embaixo). Seja qual for o seu caso, no entanto, é fundamental lembrar sempre que planejamento e informação são sempre muito bem-vindos nessa ocasião.

Abertura de empresa por oportunidade

Cresce em todo o Brasil o número de empresas criadas por oportunidades detectadas pelo empreendedor. Essas empresas apresentam um índice de mortalidade bem menor em relação às empresas abertas por necessidade. A busca pelo conhecimento da atividade escolhida para empreender, leva o empresário ao bom nível de conhecimento, minimizando assim os riscos de erros no processo.

Abertura de empresa para micro e pequena empresa

A constituição de pessoa jurídica tem crescido em decorrência do grande número de empresas prestadoras de serviços abertas nos últimos anos. Alguns profissionais de atividades regulamentadas, como gestão empresarial, engenharia, advocacia, medicina, fisioterapia, odontologia, contabilidade e arquitetura, entre outras, têm escolhido a pessoa jurídica para realização das suas atividades, especialmente pela economia tributária que elas oferecem quando comparadas à atividade autônoma.

A melhor forma de saber se vale a pena abrir uma empresa ou trabalhar como autônomo é realizando um planejamento tributário, pois com esse estudo, você identifica o melhor enquadramento e a economia que pode alcançar nos impostos.

Toda empresa, seja qual for o seu porte, necessita de uma gestão empresarial qualificada. Para as micro e pequenas empresas, essa tarefa, na grande maioria dos casos, fica a cargo do Contabilista responsável pela empresa. Sabemos que para o sucesso empresarial, as decisões devem ser tomadas com base em dados precisos gerados pelos relatórios contábeis e gerenciais, mas o aval final é dos sócios responsáveis pela empresa. E é nesse momento que percebemos a diferença do empreendedor qualificado. Por isso, pesquisar sobre sua área de atuação, participar de palestras, congressos e interagir com pessoas que trabalham no mesmo ramo de atividade é fundamental.

Para empreender não tem idade e o sucesso não tem limites.

 

*Altair Matias Alves é Contador, Sócio da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil e Idealizador do site www.queroabrirempresa.com.br

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, especialista em gestão de pequenas empresas. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de contabilidade, Marketing e empresarial. Diretor comercial da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, Consultor Especialista em empreendedorismo, gestão, Marketing e Contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Deixar um Comentário

*

*