Home » Onde Conseguir Crédito

Onde Conseguir Crédito

Caros – eu sempre digo que crédito bom é dureza no Brasil, mas se você é transparente  e corre atrás, as chances de obter boas ofertas e de barganhar aumentam muito. Este post trata da segunda parte do processo: a oferta de crédito, onde você deve procurar e o que discutir com o gerente.

  • Banco do Brasil

Maior banco de crédito no Brasil (com destaque para crédito rural e para exportação) e com maior presença no país. Também conta com o estímulo do Governo Federal para emprestar. Lembre o gerente deste fato se ele não demonstrar muita “motivação” em atendê-lo.

Todas as agências tem um responsável para atender pequenas empresas. Provavelmente a sua empresa será atendida no segmento que eles chamam EMPRESARIAL.

Maiores detalhes em Acesse o Link

Na oferta do BB vale destacar o Cartão BNDES e o FGO – Fundo de Garantia de Operações. Explorem estes temas com o gerente, mas não tem moleza: no caso do BNDES você tem que estar com o nome limpo na espera Federal e tudo depende de aprovação de crédito, i.e. capriche nos seus números e relatórios gerenciais (e.g. Plano de Negócio).

E cuidado com a oferta de crédito pré-aprovada, “super conveniente”, que o BB chama deBB Giro Rápido. É rápido, curto e caro.

  • Caixa Econômica Federal

A grande novidade do governo Lula foi expandir agressivamente a atuação da CAIXA como banco comercial, e não mais como um banco de serviços do FGTS e crédito imobiliário. A CAIXA está começando no mercado de crédito empresarial, vem fazendo propaganda com gosto, mas o que escuto de empresários é que é tudo muito moroso…de qualquer forma, lembre o gerente e o chefe dele que eles estão prometendo mundos e fundos na TV.

Este é o link:http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/index.asp – o site está cheio de problemas, comprovando o que disse acima. Tem um link que informa os documentos necessários para a aprovação, mas não funcionou também. De qualquer forma, não se limite a entregar “dados cadastrais”. Entregue relatórios que de fato mostrem a solidez da sua empresa, i.e. Balanços, Plano de Negócios, etc.

  • BNDES

Este é o banco que vem garantindo o crescimento do Brasil, mas ainda não encontrou o modelo ideal de atender o médio, pequeno e micro empresário. O banco é gigante, com um processo pesado e a maioria das operações devem ser intermediadas por um banco conveniado (qualquer um destes ou dos bancos comerciais). Nem sempre – ou quase nunca – os bancos comerciais querem ofertar operações do BNDES para empresas pequenas. Motivo: dá muito trabalho para o banco, o spread é baixo, o prazo é longo (e o risco maior)…e a operação é muito pequena para dar o retorno que eles julgam adequado. Mas você precisa insistir – e muito! Acesse BNDS

  • Pricipais Bancos Estatais Regionais

Destacos as seguintes instituições que demonstraram considerável apetite para negócios no pós-crise:

a. Banco do Nordeste do Brasil – BNB: ideal para quem opera nos Estados do Nordeste. O link é este:http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Negocios_e_Investimentos/MPE/gerados/capitaldegiro.asp – e existe um projeto chamado Nordeste Territorial que pode ser útil para você:http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Desenvolvimento_em_Acao/desenvolvimento_territorial/gerados/apresentacao.asp?idtr=desterritorial

b. Banco Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG: ideal para quem opera em Minas Gerais. O link é este:http://www.bdmg.mg.gov.br/financiamentos/solucoesfinanceiras/microepequenaempresa/Paginas/microepequenaempresa.aspx – sempre teve, historicamente, taxas de juros bem acessíveis.

c. Banco da Amazonia – BASA: ideal para quem opera na Região Norte. O link é:http://www.bancoamazonia.com.br/ – existe uma grande oferta de linhas de crédito e um convênio com o SEBRAE, que, em tese, ajuda a obter as linhas de crédito – vale checar.

d. Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE: banco para quem opera em PR, SC e RS, é focado no financiamento da expansão empresarial e menos para o capital de giro. É uma espécie de mini-BNDES regional. O link:http://www.brde.com.br/index.php/financiamento/mostrar/id/69/secao/85/tipo/conteudo/titulo/index .

e. Nossa Caixa Desenvolvimento: exclusivo para os paulistas, também é voltado para a expansão, modernização de empresas. Pelo que venho acompanhando, tem bastante apetite para apoiar tais projetos, com destaque para o aquecido setor de óleo e gás. O link:   http://www.nossacaixadesenvolvimento.com.br/portal.php/linhas-financiamento

Concluindo, salvo exceções, é nestes bancos que o micro, pequeno e médio empresário encontrará maior motivação política para a concessão de empréstimos. Mas não tem milagre! Se você não se apresentar corretamente e não negociar com firmeza, não conseguirá o que deseja. E não é por que é Estatal que eles farão favores

Autor: Fernando Blanco

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, especialista em gestão de pequenas empresas. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de contabilidade, Marketing e empresarial. Diretor comercial da Soluzione Assessoria e Consultoria Contábil, Consultor Especialista em empreendedorismo, gestão, Marketing e Contabilidade para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Deixar um Comentário

*

*